Investidores Internos
O relacionamento com o cliente é um conceito que representa a conexão desenvolvida entre uma empresa e a sua persona. Trata-se de uma estratégia que engloba todo o ciclo de vendas e que tem, como objetivo, encantar e fidelizar clientes.
O CRM (Customer Relationship Management) é a parte do negócio que envolvem diversas ações desde a ida ao mercado, prospecção, conversão, venda, entrega e pós-venda ao cliente. Mas, aqui na Borelli Academy vamos além do CRM.
Se você tem um pequeno negócio, sabe o quanto é importante ter os primeiros clientes.
Conforme o tempo vai passando você vai aumentando o nº de clientes e uma coisa que você precisa garantir é a entrega da solução adquirida.
No ano passado estava montando o nosso planejamento de marketing para 2024 que incluia datas de eventos e, em 2023 criamos uma evento chamado Grão Café & Mentoria um evento intimista para até 10 pessoas (prospectos). Porém, percebi que não tinha nenhuma ação diretamente com o cliente, na verdade o único evento implantado era o TOUR que são eventos de saídas externas para termos conhecimento empírico, mas faltava algo mais intimista.
O relacionamento com o cliente é essencial nos negócios, porém, avançar neste relacionamento faz com que conhecemos melhor as pessoas que tanto contribuem para o nosso negócio. Então estendi o Grão para os clientes, criando o Grão Clientes que são almoços onde todos aqueles que desejarem possam participar, no nosso planejamento acontecerá a cada três meses em Campinas/SP e São Paulo/SP (a princípio).
Na verdade, desde 2023 venho fazendo ações que aprofundam o relacionamento com os clientes, confesso que eu tinha uma trava neste ponto. Por algum motivo tinha em minha mente que manter um certo afastamento ajudava a conduzir melhor as coisas, mas percebi que isso era um bloqueio que eu tinha.
Certamente que com alguns clientes acabamos tendo mais proximidade porque dependendo o formato de serviços que adquirem como uma Mentoria por exemplo, nos aproxima mais, mas queria ter algo que todos pudessem participar (se assim quisessem) e, conforme o número de clientes for aumentando, melhoramos as dinâmicas, os eventos, os contatos. Tudo é possível, desde que se organize.
Essa ação pode ser mapeada como uma ação de marketing sim, certamente isso também contribui para que o cliente adquira novas soluções, faça indicações, mas acima de tudo se sinta acolhido.
No nosso segmento é importante que nossos clientes vejam que somos reais, que nossas ações são reais e que eles tendem a reproduzir suas ações, eles também aprendem.
CRM para Pequenos Negócios
Aqui na Borelli Academy temos um Sistema de Gestão Empresarial chamado Marketing Hunt e certamente que nele tem um CRM, porém no sistema chamamos o CRM de – Gestão de Relacionamento com Pessoas no processo comercial. O CRM no pé da letra era focado apenas no cliente, mas, na verdade ele se tornou algo muito maior, ou seja, gestão com as pessoas que estão em um processo comercial.
Aprendemos muito
Estes eventos me ajuda muito a aprender sobre lugares, pessoas e situações, está sendo riquíssimo. Ouvir o cliente é essencial e nestes encontros consigo ter uma percepção maior de suas necessidades. Sim, requer tempo, mas vejo que é um tempo de muita qualidade.
Se você quiser ver mais fotos, visite a nossa GALERIA.
Suellen Borelli – CEO, Mentora e Palestrante na Borelli Academy