Índice
ToggleO que podemos aprender com os Jogos Olímpicos para os negócios?
Hoje terminou os Jogos de Verão – Olimpíadas de 2024 em Paris – França e a próxima será em 2028 – sexta-feira, 14 de julho de 2028 – domingo, 30 de julho de 2028 em Los Angeles – EUA e a de inverno será em sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 – domingo, 22 de fevereiro de 2026 – Milano e Cortina na Itália.
Você já se perguntou, por que as pessoas gostam tanto de esportes?
A prática de esportes contribui muito para o aumento da qualidade de vida. Além dos benefícios causados por mexer o corpo, estar em um grupo de pessoas com interesses em comum para uma atividade lúdica também traz ganhos para a saúde mental.
Os jogos existem por que pessoas têm o desejo de serem REALIZADORAS
Cada pessoa tem uma motivação para começar e continuar (seja nos esportes ou nos negócios).
Então vamos deixar este artigo pronto para aqueles que assim como nós além de querer saber mais sobre as Olimpíadas, aprender com os atletas sobre PERFORMANCE afinal todos precisamos nos negócios ou na própria vida.
Aprendendo um pouco mais sobre as Olimpíadas:
Tudo começou…
Os primeiros Jogos Olímpicos ocorreram no século VIII A.C. em Olímpia, na Grécia. Eles eram realizados a cada quatro anos e assim continuaram por 12 séculos. Em seguida, no IV século D.C., todos os festivais pagãos foram proibidos pelo Imperador Teodósio I, e isso incluiu também os Jogos Olímpicos.
No entanto, a tradição foi ressuscitada cerca de 1500 anos depois : os primeiros Jogos Olímpicos modernos foram realizados em 1896 na Grécia.
Olimpíadas Modernas
O Barão Pierre Coubertin é considerado o fundador dos Jogos Olímpicos na Era Moderna e é dele o lema: “o importante não é vencer, mas competir. E com dignidade.”
As mulheres só foram autorizadas a competir nos Jogos Olímpicos em 1900, porém, foram autorizadas a participar no tênis e no golfe.
Para funcionar precisa ser Organizado:
Tem um Comitê (COI)
Comité ou Comitê Olímpico Internacional (COI) é uma organização não governamental.
Com sede em Lausanne, Suiça, com seu presidente Thomas Bach.
https://olympics.com/
Tem uma Intenção
As olimpíadas têm a intenção de promover a promoção da paz, a integração e a união entre os países compõem o objetivo principal dos Jogos Olímpicos através dos esportes.
De acordo com o Estatuto Olímpico, a intenção é garantir o desenvolvimento harmonioso da humanidade por meio da prática esportiva.
O “espírito olímpico” mostra que conectar pessoas dentro de um mesmo objetivo e propósito é a base de uma grande liderança aliada à capacidade de reconhecer a autonomia e as virtudes de cada membro da equipe.
Tem um Lema
Citius, Altius, Fortius, que em latim significa “mais rápido, mais alto, mais forte”, foi introduzido nos Jogos Olímpicos de Verão de 1924, em Paris e foi criado pelo padre Henri Didon, amigo do Barão de Coubertin (considerado o criador das Olimpíadas Modernas). Com esse lema, Coubertin desejava dar aos jogos a tarefa de exigir o melhor dos competidores, levando-os à excelência nas partidas.
Tem um Estatuto – “fair play” (jogo limpo)
A Carta Olímpica regulamenta não só o que acontece durante os Jogos, mas também tudo o que envolve o Olimpismo, que foi inicialmente descrito a mão pelo Barão de Coubertin em 1899. Mas o documento só foi ganhar forma e batizado com o nome atual em 1978.
Tem O Evento
Os cinco anéis do símbolo olímpico – projetado pelo Barão Pierre de Coubertin, co-fundador dos Jogos Olímpicos modernos – representam os cinco continentes habitados do mundo.
As cores azul, amarelo, preto, verde, vermelho e fundo branco foram escolhidas para os arcos olímpicos, pois a bandeira de cada país possui pelo menos uma dessas tonalidades.
Tem Identidade Visual e Mascotes a cada temporada
A cada edição dos Jogos Olímpicos, um novo mascote é escolhido pelo país que sedia a competição.
A primeira mascote oficial dos Jogos Olímpicos foi Waldi, um dachshund, para os Jogos de Munique em 1972. O cão, uma raça popular na Baviera, representava resistência e agilidade, características associadas ao espírito esportivo.
A Phryge Olímpica é um gorro frígio (uma espécie de touca), um dos emblemas mais representativos da Revolução Francesa. Já o rosto dos Jogos Paralímpicos é outro chapéu idêntico, mas com perna protética.
Tem Medalhas
O design das medalhas é de responsabilidade do comitê organizador da cidade anfitriã, e varia a cada edição dos Jogos.
Atualmente os Estados Unidos são o país com o maior número de medalhas conquistadas nos Jogos Olímpicos, totalizando 2.520.
O maior medalhista olímpico é o nadador Michael Phelps, que conquistou 21 medalhas nos Jogos Olímpicos.
A ginasta ucraniana Larisa Latynina conquistou 18 medalhas nos Jogos Olímpicos e se tornou a mulher que mais alcançou medalhas nas competições olímpicas.
Tem Medalha pelo espírito olímpico aos RESILIENTES
A medalha Pierre de Coubertin só é concedida para quem manteve o espírito olímpico mesmo diante de adversidades.
Em homenagem ao idealizador dos Jogos Olímpicos, a Medalha Pierre de Coubertin é concedida a atletas que realizam feitos memoráveis, indo além do desempenho esportivo.
21 pessoas já receberam entre estas o brasileiro e maratonista:
Vanderlei Cordeiro de Lima recebeu a medalha Pierre de Coubertin por permanecer na competição após ser agredido pelo ex-padre irlandês Cornelius Horan em 2004.
Tem a chama olímpica
A Chama Olímpica ou Tocha Olímpica é um dos símbolos dos Jogos Olímpicos, e evoca a lenda de Prometeu que teria roubado o fogo da forja de Hefesto para o entregar aos mortais. Durante a celebração dos Jogos Olímpicos antigos, em Olímpia, mantinha-se aceso um fogo que ardia enquanto durassem as competições.
O fogo, que é ateado na pira olímpica no palco de abertura dos jogos, é aceso 100 dias antes do começo da competição, em Olímpia, na Grécia, a partir da luz solar. Antes de embarcar para a cidade-sede, a tocha acesa passa por algumas cidades gregas e outras localidades no país que receberá os jogos.
Tem um processo de seleção:
O COI envia cartas-convite a todos os CONs um ano antes da Cerimônia de Abertura e esses CONs enviam inscrições para os Jogos que são então aprovadas ou não pelo COI.
Os atletas são selecionados por seus respectivos CONs, que são responsáveis por apoiá-los e inscrevê-los nos Jogos.
Os atletas devem cumprir a Carta Olímpica, que inclui a conformidade com o Código Mundial Antidopagem e o Código do Movimento Olímpico para a Prevenção da Manipulação de Competições.
Existem diferentes métodos de classificação que dependem do esporte.
Alguns esportes como o tiro e o taekwondo, oferecem vagas para os Comitês Olímpicos Nacionais (CONs) com base no desempenho de atletas individuais, mas com o CON em questão pode seleciona um atleta diferente para ocupar esse lugar nos Jogos.
Nos esportes coletivos, as nações precisam conquistar seu lugar por meio de bons desempenhos em Campeonatos Mundiais, competições continentais ou eliminatórias continentais ou globais. Haverá entre oito e doze nações em modalidades de esportes coletivos nos Jogos Olímpicos.
O Brasil
O Brasil começou a participar dos Jogos Olímpicos em 1920 na edição sediada na Bélgica.
Em 2016 aconteceram os jogos olímpicos do Rio de Janeiro. Essa foi a primeira vez em que a competição foi realizada na América Latina.
O Brasil já conquistou 129 medalhas nos Jogos Olímpicos.
Curiosidades:
As línguas oficiais dos jogos são Inglês e Francês, complementado pela língua oficial do país sede.
Os Jogos Olímpicos de Tokyo precisaram ser adiados pela pandemia do COVID-19. Mesmo acontecendo em 2021, o nome do evento continuará sendo Tokyo 2020.
Nos negócios
Agora que já tivemos um panorama macro das Olimpíadas, podemos refletir que para ser um(a) participante você precisa do PROCESSO que te leve a “prova dos 9”. As Olimpíadas são uma forma de você validar a sua autoridade na modalidade que escolheu, de ser visto(a) e de faturar também, isso te lembra alguma coisa?
Vamos considerar que o(a) Empreendedor(a) seria como um(a) Atleta nos negócios, mas será que os empreendedores atuais estão fazendo o que precisa ser feito para ganhar este jogo?
Vamos ver o que podemos aprender com os Atletas para aplicar nos negócios?
Escolhas
O que leva uma pessoa se tornar um(a) atleta?
- Paixão pelo Esporte;
- Saúde e Bem Estar;
- Realização Pessoal;
- Reconhecimento e Fama;
- Desafio e Competição;
CAIO BONFIM – Marchador Olimpíco
O que leva pessoas a empreender?
Muitos são os motivos, desde necessidade à oportunidade de negócio, mas uma coisa é certa, se você não amar as suas escolhas, você não levará seus projetos muito longe.
Desafios
- Rotina de Treinos;
- Preparo Físico – Músculos doloridos, articulações sobrecarregadas e exaustão física são apenas alguns dos efeitos colaterais do esforço intenso.
- Prevenção e Tratamento de Lesões;
- Dieta Equilibrada;
- Recursos Financeiros;
Quais os principais desafios dos empreendedores?
Bom, podemos começar falando que estatísticamente muitos não sobrevivem até o 5º ano. Alguns motivos como falta de mentalidade empresarial, falta de habilidades e de gestão empresarial são os principais, porém, não tropeçamos em montanhas, tropeçamos em pedreguhos.
Também precisam de rotina, de preparo físico, recursos financeiros…
Persistência e Resiliência
Os atletas olímpicos enfrentam desafios físicos, mentais e emocionais, além das expectativas pessoais e externas.
Empreendedores precisam de persistência e resiliência também?
Disciplina
- Rotina de Treinos;
- Tenha uma meta em mente;
- Acompanhar seus resultados;
Empreendedores precisam de Disciplina, Acompanhar seus resultados, ter uma meta em mente?
Recursos Financeiros/ Estrutura/Pessoas
Apesar do sucesso em várias modalidades, o Brasil enfrenta desafios estruturais significativos em seu cenário esportivo. A falta de investimento adequado em infraestrutura esportiva, treinamento de atletas e apoio financeiro são problemas persistentes.
O atleta de alto rendimento tem como desafios manter a rotina de treinos e cuidados com o corpo, ter acesso a bons equipamentos, apoio para viagens e muitas outras questões. Tudo isso envolve um dos principais dilemas: a necessidade de recursos financeiros.
Empreendedores precisam de Recursos Financeiros/ Estrutura/Pessoas?
Resultados
Troféus e medalhas simbolizam a vitória em algum evento competitivo. Os metais ouro, prata e bronze representam a classificação do ganhador, primeiro, segundo e terceiro lugar respectivamente.
De acordo com o COB, nas Olimpíadas de Paris, os medalhistas de ouro, em modalidades individuais recebem R$ 350 mil, os atletas prata ganham R$ 210 mil e quem leva bronze, recebe R$ 140 mil. Para as modalidades em grupo, quem conquista o ouro recebe R$ 700 mil, a prata R$ 420 mil e o bronze R$ 280 mil.
Empreendedores precisam ter resultados?
Resultados são reflexos do processo, no movimento, da ação em si.
Qual o valor de uma medalha de ouro?
Alta dos metais impulsiona o valor da matéria-prima. Bloomberg — As medalhas de ouro olímpicas valem mais do que nunca nos Jogos de Paris deste ano. As matérias-primas que compõem as medalhas têm o potencial de render cerca de US$ 900 cada (aproximadamente R$ 4.950).
O que fazer para não desanimar no percurso?
Cada ano é um percurso e, para dar certo todos os meses precisa dar um passo rumo a sua performance. Micro-resultados te levam a grandes resultados.
Autora: Suellen Borelli – CEO, Mentora e Palestrante na Borelli Academy
Fontes:
https://www.ef.com.br/blog/language/24-curiosidades-sobre-os-jogos-olimpicos-2/
https://impulsiona.org.br/curiosidades-olimpiadas-paris-2024/
https://www.dentrodahistoria.com.br/blog/educacao/curiosidades-jogos-olimpicos/
https://www.coubertinbrasil.com.br/fundador-movimento-olimpico/