Vamos com os dois pés na porta?
Marketing 5.0 tem a ver com a ida para o Mercado utilizando TECNOLOGIA.
Agora, seguindo para a leitura do artigo, entenda a origem e o porquê.
Índice
ToggleQuem é Philip Kotler ?
Considerado o pai do Marketing. Então, o que ele falar o mercado todo irá ouvir. E ele tem sequência de livros que define o avanço do Marketing e, estamos no Marketing 5.0
Philip Kotler é um professor universitário estadunidense. Distinto professor S.C. Johnson & Son de Marketing Internacional na Kellogg School of Management na Universidade Northwestern. Ele obteve seu mestrado na Universidade de Chicago e seu Ph.D. no Instituto Tecnológico de Massachusetts, ambos em economia.
A escala do Marketing x.0
1.0 – Foco no Produto;
2.0 – Foco no Consumidor;
3.0 – Foco no Ser Humano;
4.0 – Foco no Digital;
5.0 – Foco na Tecnologia;
Por que se muda tanto?
Olha, o mundo gira, as coisas mudam.
E conforme mudamos a sociedade evoluí. Marketing é movimento no mercado, então conforme as coisas avançam novos focos são necessários, mas isso não elimina as versões anterior, mas deixa algo pior, as coisas avançam e muitos negócios ainda estão ficando para trás, então estamos olhando para o Marketing 5.0, mas tem negócios parados no Marketing 2.0 e isso pode matar muitos negócios.
Por onde começar?
Uma coisa é certa, as pessoas têm necessidades humanas há milhões de anos e isso não vai mudar. Mas muda a forma de escolher o que será importante para resolver suas DORES e DESEJOS, o comportamento do consumidor muda e isso dita o ritmo da dança que a sua empresa precisa dançar e tocar.
Então é importante ter RESPONSABILIDADE com o seu negócio (se você é empreendedor(a)). E dançar e tocar conforme a música.
É necessário entender o PADRÃO e, o padrão do MARKETING é o MARKET (mercado). Quando você entende sobre o mercado, você melhora a forma como se movimenta nele (marketing).
Lacunas empresariais – GAPS
Empreender é um comportamento humano, existem empreendedores em diversos cenários. Mas nos negócios, ser empreendedor significa que você terá um comportamento de empreender no mercado, o problema é você não entender de mercado. Então empreendedores (por responsabilidade dos seus negócios), deveriam aprender mais sobre o mercado para praticar o marketing.
Existe uma lacuna entre a intenção e a capacidade técnica de construir uma empresa. E isso reflete nas estatísticas de mortalidade empresarial. 67% dos motivos de mortalidade empresarial estão nas mãos dos próprios empreendedores. Fonte: Sebrae.
Gestão Empresarial é uma ponte
A Gestão Empresarial é a ponte entre o(a) empreendedor(a) e o(a) empresário(a), pois é essencial entender o todo para não se perder as partes. Isso requer que, por exemplo, especialistas se tornem generalistas nos seus negócios, tendo uma visão maior do que apenas vender a sua solução, até porque vender é essencial, mas se tornar lucrativo é o que faz um negócio evoluir.
E por ser necessário enxergar o todo é necessário utilizar tecnologia para ter inteligência de mercado (B.I), as informações se tornam dados e os dados se tornam indicadores e indicadores FALAM sobre onde está e você passa a ter a VISÃO para definir para ONDE IR.
Então o Marketing 5.0 é um momento de avanço para empresários antenados no seu mercado.
Onde será que você está parado?
Como a Borelli Academy pode ajudar você nisso?
Nós temos um Mercado mapeado para os pequenos negócios (MEI, ME, EPP, LTDA).
Se você quer direção, organização, otimização e avanço no seu mercado.
Fale com a gente: 19 999520646
Suellen Borelli – CEO Borelli Academy