CRM é a sigla usada para Customer Relationship Management e se refere ao conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no relacionamento com o cliente.
Na verdade o CRM começa antes do cliente em si.
Começa com o LEAD (potencial cliente).
Do momento em que os movimentos no mercado estão acontecendo (Marketing) os resultados deste movimento são pessoas. Estas pessoas tendem a serem transformadas em clientes, por isso este processo requer RELACIONAMENTO, como um namoro mesmo.
E depois que o cliente compra, o processo não acaba, pois a entrega da solução, a experiência do cliente e o pós venda fazem parte deste “namoro”.
Olhar para todos estes pontos requer uma excelente habilidade e agilidade. Por isso é muito comum os softwares de gestão atuarem nisso, aqui na Borelli Academy, o nosso Software de Gestão Empresarial ERP tem CRM, porque faz parte da gestão de market e marketing de qualquer negócio.
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Quando você passa a entender o processo, você começa a melhorar as ofertas aos clientes, a comunicação com os mesmos.
Existem muitas informações pela internet neste ponto, mas aqui na Borelli Academy gostamos de simplificar para que nossos clientes façam o que precisam ser feito com o mínimo, que automaticamente estão fazendo o máximo.
Um negócio possui diversos pontos, muitas informações, e cada parte do negócio é um projeto em si e está interligado. Por isso, quando você faz um cliente, você está construindo os degraus do seu negócio.
Não basta vender, precisa cuidar da entrega, que a sua entrega seja uma boa experiência para as pessoas (afinal a sua empresa existem porque o cliente existe) e a melhor forma de medir tudo isso, é construindo um processo de entrega, entregando com agilidade e qualidade, e fazendo pós venda e avaliando o NPS – Net Promoter Score.
Quando você fecha o ciclo, você sempre terá ingredientes para melhorar e avançar com o seu negócio.