Você vai começar a escrever artigos para BLOG?
Se sim, este artigo é para você.
Na verdade, a ideia deste artigo inicialmente era para eu ter um guia rápido de como escrever os próximos artigos (risos), mas daí pensei em mais pessoas que assim como nós: estão começando ou recomeçando.
Foque em ESCREVER e KAIZEN (melhoria contínua).
Então, vamos lá.
Categoria deste artigo:
Nosso Repertório – Gestão Empresarial – Gestão de Market – Gestão de Marketing – Inbound Marketing – Marketing de Conteúdo
Índice
TogglePreparação para o conteúdo do artigo:
Ação – pegue um papel e uma caneta e reescreva.
1 – Sobre o que vai escrever? (coloque o que vem na cabeça): Ex.: Zona de Genialidade;
2 – Por que vai escrever sobre isso? Qual a sua intenção? R: Porque ajuda a definir segmentos empresariais e muita gente não sabe sobre isso;
3 – Em que posição este artigo está no funil de vendas? Topo/Meio/Fundo? R: Vai servir para Topo, Meio e Fundo;
4 – Pesquise como um(a) leigo(a): Topo: O que é x, y,x – Meio: Como x, y, z – Fundo: Quem x, y, z?;
5 – Faça gestão das informações da sua pesquisa – utilizamos o Sistema de Gestão Empresarial – Marketing Hunt;
6 – Defina as palavras-chave do seu artigo – pesquisar no Answer the public / Google Trends;
Título do artigo:
Você tem pouco tempo para chamar a atenção de alguém. Então os títulos são a parte principal do artigo. Não é a única, mas a principal.
Um bom título faz as pessoas clicarem e é o que ajuda a Ranquear (aparecer em primeiro nos sites de busca) o seu artigo nas páginas de pesquisas. Cada parte que compõe o BLOG é um estudo a parte. Por isso, tente focar neste momento em saber para qual parte do funil de vendas irá conversar (topo/meio/fundo), faça a pesquisa por palavras-chaves e kaizen.
Comece e vai melhorando.
Meta-descrição
Após o título são as palavras que tendem a confirmar o PORQUÊ da pessoa abrir o artigo. Como uma sinopse bem curta, tende a ser o começo do artigo. Abaixo segue possibilidades para começar uma meta-descrição:
Use estatística – 67% dos motivos de mortalidade empresarial estão nas mãos dos empreendedores;
Faça Pergunta – Você está começando a escrever artigos para um Blog?
Faça uma Analogia – Os negócios são como um jogo de futebol;
Citação – “A direção é melhor que a velocidade”;
História – Era uma vez…
Frase polêmica – Você é de direita ou de esquerda?
Introdução
Você está conversando com o(a) leitor(a), então dê um contexto do artigo na introdução. Assim, é como se preparasse a mente da pessoa para o que irá vir na sequência.
Tópicos do assunto
Depois que você pesquisa sobre o que irá escrever, consegue enxergar os pontos altos do seu artigo. Então você vai criar categoria no texto, a melhor forma é colocar em tópicos do que será dito, assim o leitor tem uma antevisão do conteúdo, decidindo seguir ou não.
Utilize os marcadores (bolinhas), isso facilita a compreensão.
- Ex.: Tópicos do assunto
Descrição dos tópicos
Exatamente o que estamos fazendo neste momento, explicando tópico por tópico. Tente escrever de forma sucinta, ou seja, simples e resumida. Porém, em alguns casos o texto poderá ser corrido, como um texto sem tópicos, vai muito da sua forma de escrever. Escreva e depois kaizen.
Fechamento
O fechamento é a conclusão do texto, da mensagem que quer passar. Como se você fechasse um ciclo da informação.
Call-To-Action (CTA)
No nosso caso escrevemos conteúdos focado nos negócios, pois somos uma empresa com soluções empresariais. Por isso será muito comum a gente apontar para uma de nossas soluções. Afinal falamos de forma gratuita para que você possa ter uma informação rápida e de qualidade, porém, desenvolvemos soluções que pode ajudar e muito diversos empreendedores. Então o CTA é uma chamada para uma ação da parte do leitor.
Fontes de pesquisa
Enquanto estamos pesquisando, vamos acessando outras páginas. Eu gosto de mesclar conteúdos da minha mente, mais conteúdos de pesquisa e faço a citação destes canais que contribuíram de alguma forma com o conteúdo.
Aliás, você sabia que os artigos da Borelli Academy já foram citados em diversos TCCs?
Camadas
Para mim essa é uma parte que vem após o texto estar escrito, ou seja, são os detalhes que podem ser inseridos ou não no artigo. Quando escrevemos temos o esqueleto do artigo, mas podemos ir adicionando camadas de pele. Tudo depende do nível que você está.
- Configuração do texto (fonte, tamanho, cores, destaques);
- Revisão do texto – gramática;
- Imagens – principal / corpo do texto;
- Vídeos – será inserido algum vídeo?
- Livros – será mencionado algum livro?
- Filmes – será mencionado algum filme?
- Curiosidades – tem alguma curiosidade para conectar com este assunto;
- Hiperlinks – este artigo irá apontar para outro artigo e vice-versa?
- Pop Up – são janelas que pulam na visão do leitor para levar o mesmo para uma outra ação.
Pós artigo
Duas coisas precisam ser feitas após publicar o artigo:
- Distribuir o artigo nas redes sociais;
- Analisar os dados do artigo.
Então, acredito que seguindo essa estrutura você vai sim escrever um artigo para um BLOG, e vai melhorando a cada dia. Tem muitos artigos bons pela internet te ajudando a melhorar cada vez mais. Vamos que vamos.
Porém, antes de sair escrevendo, entenda o porque está escrevendo. Gerar Conteúdo em Blog tem a ver com o Inbound Marketing, aprenda mais sobre este assunto no artigo abaixo:
Saiba mais >> Tudo sobre Inbound Marketing em 5 passos
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Fontes de pesquisa:
https://viverdeblog.com/como-escrever-um-artigo/
https://neilpatel.com/br/blog/como-escrever-um-artigo/
https://rockcontent.com/br/talent-blog/como-escrever-um-artigo/
https://www.vivadecora.com.br/pro/como-escrever-artigos-para-blog/