Curva de Bradley na Gestão Empresarial

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Um método para criar a cultura em uma empresa.

 

Onde surgiu?

A Curva de Bradley foi criada após a observação de que as curvas de acidentes em empresas apresentavam um padrão assintótico (como se o foco fosse zero acidentes mas nunca iria alcançar). A DuPont, reconhecida por sua liderança em segurança no trabalho, buscou uma maneira de estruturar e melhorar a cultura de segurança nas organizações, resultando na formulação deste modelo.

Foi criada em 1995 por Berlin Bradley, um funcionário da DuPont (Gerente de Fábrica). A ferramenta foi desenvolvida com base na leitura do livro Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, de Stephen Covey.

Estrutura da Curva

A Curva de Bradley descreve quatro estágios de maturidade na cultura de segurança:

  1. Iniciante: A segurança é negligenciada e os acidentes são frequentes.
  2. Reativo: A segurança começa a ser considerada após a ocorrência de acidentes, com ações predominantemente reativas.
  3. Independente: Os colaboradores se tornam mais conscientes e responsáveis pela própria segurança.
  4. Interdependente: A segurança é vista como um valor organizacional, com todos os colaboradores assumindo responsabilidade pela segurança coletiva

Da Segurança no Trabalho para a Gestão Empresarial

Eu trabalhei mais de 10 anos em Departamento de Segurança no Trabalho em empresas multinacionais, na verdade, boa parte do aprendizado da Gestão Empresarial da Borelli Academy vem da indústria, afinal passei um bom tempo por lá, porém, muitos aprendizados foram adquiridos fora também, pois empreender requer aprender.

A Curva de Bladley é excelente para nos guiar em deixar claro para o cliente que o tempo é um fator essencial para adquirir conhecimento e absorvê-lo.

 

Curva de Bladley no Marketing Hunt 

O Marketing Hunt tem a parte exatas e a parte humanas. Na parte humanas significa que o cliente utiliza o software de gestão empresarial do Marketing Hunt, mas precisa se desenvolver juntamente com o software, criando uma Sistemática. Sendo assim, a parte humana requer desenvolvimento e é aí que entra a Curva de Bradley.

Criar uma Cultura de Gestão Empresarial em Pequenos Negócios é desafiante, pois muitos profissionais vivem a sua especialidade no mercado e isso não basta para ter uma empresa sustentável. A comprovação disso é a estatística de mortalidade empresarial, segundo o Sebrae mais da metade dos pequenos negócios morrem antes do 5º ano de existência.

Quatro estágios de maturidade na cultura de Gestão Empresarial nos Pequenos Negócios:

  1. Iniciante: Período reativo e adaptação do cliente ao Marketing Hunt, leva em média 90 dias.
  2. Reativo: A fase em que o cliente está arrumando a casa, precisa estudar, alimentar o sistema de forma “mecânica”.
  3. Independente: Quando o cliente já introduziu na sua rotina a alimentação do Marketing Hunt e normalmente precisa desenvolver as habilidades de Gestão no Tempo;
  4. Interdependente: O cliente já avançou significa mente no seu desenvolvimento como Gestor Empresarial no seu negócio e alcançou o nível do empresário no Olimpo.

Auxilia muito na condução do processo de desenvolvimento do empreendedor(a) em Gestor(a) Empresarial no seu próprio negócio. E também auxilia entender o comportamento dos clientes que não aderem a ferramenta.

 

Autora: Suellen Borelli

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