Empreendedorismo é um comportamento, que pode ser desenvolvido.
A falta de comportamento empreendedor é o principal motivo de mortalidade empresarial.
67% dos motivos de mortalidade empresarial estão nas mãos dos próprios empreendedores.
Fonte: Sebrae
Categoria deste artigo:
Nosso Repertório – Empreendedorismo
Índice
ToggleO que é Empreendedorismo?
A origem da palavra empreender vem do termo do francês antigo “entreprendre“, um vocábulo formado pelas palavras entre – do latim inter, que significa reciprocidadade – e preneur – do latim prehendre, que significa comprador. Dessa forma, “a combinação das duas palavras, entre e comprador, significa simplesmente intermediário”
Então imagina em uma época onde algumas pessoas intermediavam, compravam coisas que supriam demandas. Agora, para pra pensar. Quem eram as pessoas que exploravam o mundo?
R: Navegadores
Se você já assistiu a série VIKINGS, pode observar o COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR daqueles que desbravavam novos mares, terras. Não tinham certeza de nada, mas iam, porque atrás da descoberta estava o progresso.
O mercador e explorador Marco Pólo como um bom exemplo de empreendedor no sentido de intermediário. Aventureiro, Marco Pólo foi um dos primeiros europeus a percorrer, para fins comerciais, “o caminho da seda” para a China, no século XIII. Como era costume na época, Pólo assinou contratos com banqueiros-capitalistas que forneciam os recursos financeiros para os seus empreendimentos e depois compravam todos os produtos que ele trazia das viagens.
O que isso nos mostra?
Que aqueles que se moviam rumo ao desbravamento do novo eram conhecidos como empreendedores.
Empreender é aplicável apenas aos negócios?
R: Não.
Empreendedorismo é um comportamento que está presente em diversos segmentos.
Porém, se torna mais popular relacionado aos negócios, pois pessoas que querem abrir um negócio precisam ter este comportamento, pelo menos a vontade de ter. Empreender requer encarar o desconhecido, mas fazer o que precisa ser feito, na legislação para fazer acontecer. Então muitas pessoas acabam desistindo no meio do caminho na construção do seu negócio.
Como desenvolver o empreendedorismo?
Por ser um comportamento, empreendedorismo pode ser aprendido.
Tanto com teoria e com prática.
Então, o foco é aprender a ter uma mentalidade empreendedora, ampliando a sua percepção sobre os negócios.
No nosso caso, temos uma solução para este ponto e se chama: Clube 360º – um programa de desenvolvimento da mentalidade empreendedora.
Por onde começar a empreender?
1º Por você.
Antes de iniciar um negócio, você precisa desenvolver duas coisas:
1 – Autogestão Pessoal;
2 – Mindset Empreendedor;
Simples assim e papo reto. Sem enrolação. Com isso, você tem “poder” para empreender em uma empresa. Fora isso, é por sua conta e risco de acesso a outras informações.
2º Com autogestão e mindset empreendedor você tem nas mãos o caminho e a habilidade de empreender. Aí só colocar tecnologia para ganhar velocidade. O aprendizado nunca termina.
Quais os desafios em se tornar um(a) empreendedor(a)?
O grande desafio, conforme a nossa experiência de mercado é a falta de visão empresarial dos empreendedores em relação aos negócios. Alias este é um ponto que a Borelli Academy corrige com o CLUBE 360º.
O segundo grande desafio é o próprio empreendedor, pois ele traz uma bagagem de informações que muitas vezes precisam ser ressignificadas. Muitos adultos são resistentes ao conhecimento sobre negócios, isso faz que muitos se sabotem e queiram pular etapas importantes do seu negócio. Então lidar com os próprios bloqueios pessoais são desafiantes, mas necessário – leia sobre BLOQUEIOS EMOCIONAIS.
O terceiro ponto é a quantidade de informações que o empreendedor precisa lidar, isso requer uma GESTÃO empresarial otimizada. Não falta informação ao empreendedor, mas falta a habilidade e sistemática de gerenciar os dados. E isso requer tecnologia, por isso neste ponto temos o nosso software de gestão empresarial MARKETING HUNT.
O quarto ponto que poderia estar em qualquer outra ordem, seria a falta de habilidade com gestão de outros assuntos que impactam na performance do empreendedor no seu dia-a-dia e no seu negócio. Por exemplo: falta de gestão no tempo, falta de gestão financeira, falta de gestão com outras habilidades.
E por isso aqui na Borelli Academy temos o Clube Skills – onde desenvolvemos habilidades de gestão.
Entenda como a Borelli Academy pode te ajudar com o empreendedorismo
Embora já mencionamos anteriormente, segue o melhor caminho para seguir:
1 – Clube 360º – programa de desenvolvimento do mindset empreendedor;
2 – Clube Skills – desenvolvimento das habilidades de gestão inclusive de autogestão;
3 – Gestão Empresarial – software de gestão empresarial Marketing Hunt.
Fontes: